segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO

A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação das famílias na rotina escolar dos filhos.
“Há ganhos pedagógicos evidentes quando a família se apropria da escola. Por isso, o objetivo do projeto ‘Um Dia na Escola do Meu Filho’ é mostrar à comunidade que a instituição de ensino é um lugar de integração e de desenvolvimento sociocultural. O acompanhamento da aprendizagem e a convivência com outros participantes da comunidade escolar são de fundamental importância, principalmente neste momento específico de formação de futuras gerações”, comentou Wilson de Tarso Gonçalves Araújo, coordenador do programa Escola da Família.
 “A partir dessa edição, o projeto passará a fazer parte do calendário escolar. No sábado, os portões estarão abertos para que os professores que estão na escola de segunda a sexta-feira, os educadores do programa Escola da Família, funcionários das escolas e comunidade se unam em prol de uma educação que possibilite o estreitamento de laços de respeito, participação e construção de um espaço mais democrático”, considerou a coordenadora de Gestão da Educação Básica, professora Maria Elizabete da Costa.
Durante o dia 19 de outubro, sábado, a escola esteve de portas abertas e preparou diversas atividades para receber as famílias de nossos estudantes. Veja algumas:
Hino Nacional

Texto em homenagem ao Dia dos Professores

Homenagem feita pelo aluno Alberto, do 6º Ano A, aos professores

Coral de Língua Inglesa, organizado pela professora Maristela

Professora Regina entregando medalhas da JEESP

Trabalhos das aulas de Arte, professora Raquel

Trabalhos das aulas de Arte, professora Raquel

Trabalhos das aulas de Arte, professora Raquel

Trabalhos das aulas de Arte, professora Raquel

Poesia e arte visual




Tangran 
Jogos Matemáticos

Trabalho de Geografia

Oficina de mosaico- Escola da Família

Estudando as notícias de jornal

Cuidados estéticos- alunas maquiadoras, manicures, cabeleireiras

Vídeos

Apresentação de capoeira


Saúde e educação alimentar



Comemorações do Dia da Criança

Festejando a Primavera!!!


No dia 11 de outubro, a EE Maria Izabel Fontoura organizou uma gincana em comemoração ao Dia das Crianças. As provas foram organizadas durante as ATPC's e orientadas pela professora Denise Sene, atualmente substituindo a vice-direção da escola. Foi um momento agradável, pois todos se divertiram e puderam manter viva a criança que existe em todos.



Mais um passeio educativo: INPE-CEPTEC


No dia 27 de agosto os alunos do Ensino Médio puderam conhecer de perto um pouquinho mais sobre o INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.




Parque Estadual Serra do Mar em Cunha- SP

No dia 18 de outubro nossos alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica.
Através do Projeto Lugares de Aprender conversaram com Biólogos, caminharam pela mata e aprofundaram, na prática, os conteúdos aprendidos na escola.




Projeto Tropeirismo

 Tradições e Gastronomia

Professor responsável: Augusto Capucho

PRODESC

O que é?Para que os professores, a equipe escolar e a equipe do núcleo pedagógico possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades de aprendizagem de um determinado conteúdo escolar, criou-se o Programa denominado:“Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental e Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares dos Anos Iniciais, Finais e de Ensino Médio” para dar suporte a essa metodologia de trabalho, operacionalizada sob a forma de projetos. Nesse contexto, o papel do educador/professor torna-se um fator determinante para o sucesso do projeto, uma vez que ele atua como mediador entre o aluno e o conteúdo em estudo, fazendo a gestão do espaço pedagógico.

JUSTIFICATIVAS

O principal motivo para a realização deste projeto foi o de interagir com um tipo de cultura ancestral de nossa região que é a cultura Tropeira, um tipo de cultura em pleno declínio, mas que foi um pilar na construção da identidade do povo paulista.
OBJETIVOS

- Promover uma aprendizagem ativa, por meio de atividades significativas, que ultrapasse a memorização e a mera observância;
- Levar o aluno a entrar em contato direto com diversos aspectos da Cultura Tropeira através do estudo de campo na cidade de Silveiras( nascida a partir de um rancho tropeiro);
- Promover a interação com a arquitetura dos ranchos, com a culinária, com o mentor da Fundação Nacional do Tropeiro, Sr. Ocílio Ferraz e com os artesãos que trabalham com temas inseridos dentro do tropeirismo.
METAS

- Aperfeiçoar em nossos educandos a noção da importância do antigo comércio tropeiro como elemento de ligação econômico-cultural na formação das cidades Valeparaibanas, Sul de Minas e parte litorânea do Rio de Janeiro( Paraty).
- Inserir a temática Tropeira dentro do Currículo de História a ser ministrado no 3º Bimestre.
-Motivar os alunos a escrever corretamente devido ao contexto de produção diferenciado e ao claro objetivo de socialização das produções.
- Melhorar o desempenho dos alunos em questões que envolvem a leitura, principalmente, de textos não verbais, pois esta habilidade apresentou um resultado abaixo do esperado na avaliação diagnóstica.
PROCEDIMENTOS

- Pesquisas e aulas expositivas sobre o tropeirismo e a história da fundação das cidades;
- Estudo de campo no trecho histórico utilizado pelos tropeiros ( Cachoeira Paulista- Silveiras) e ao Rancho tropeiro na cidade de Silveiras;
- Conversa educativa com o Sr. Ocílio Ferraz;
- Atividade fotográfica para a realização de uma exposição;
- Confecção de folder ou livreto sobre o projeto.

O projeto está em andamento, e no dia 08 de outubro os alunos puderam conhecer a cidade de Silveiras e executar o estudo de campo complementar às aulas.
O portal e a escultura do tropeiro


O casarão

Rancho tropeiro

Entrada do Sítio do Sr. Ocílio Ferraz

Aprendendo 
Explorando

Sr. Ocílio conversando com os alunos

Detalhes que chamam a atenção

A oca

Dentro da oca

O fogão

Artesanato local

Vida no campo

Panelas de barro

Araras secando


Este ano, pela primeira vez a EE Maria Izabel Fontoura participou da Olímpíada de História.

"Elaborada pelo Departamento de Historia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.
A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais! Serão 5 fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas."

Equipe 1
Exploradores do Embaú
Os membros
  • Celiny Ferreira
  • Maria Silva
  • Sthephanie Ribeiro

Equipe 2

Garganta do Embaú
Os membros
  • Luana Jaqueline Silva
  • Maria Gabrieli Balbe
  • Taylor Lopes Bittencourt
O professor
  • Antônio Marques

EQUIPE 3

VALDOMIRO SILVEIRAS
Os membros
  • Adrielle Jesus
  • Paulo Ferreira
  • Eliziane Santos
O professor
  • Augusto Capucho


O professor
  • Antônio Marques