segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Projeto Tropeirismo

 Tradições e Gastronomia

Professor responsável: Augusto Capucho

PRODESC

O que é?Para que os professores, a equipe escolar e a equipe do núcleo pedagógico possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades de aprendizagem de um determinado conteúdo escolar, criou-se o Programa denominado:“Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental e Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares dos Anos Iniciais, Finais e de Ensino Médio” para dar suporte a essa metodologia de trabalho, operacionalizada sob a forma de projetos. Nesse contexto, o papel do educador/professor torna-se um fator determinante para o sucesso do projeto, uma vez que ele atua como mediador entre o aluno e o conteúdo em estudo, fazendo a gestão do espaço pedagógico.

JUSTIFICATIVAS

O principal motivo para a realização deste projeto foi o de interagir com um tipo de cultura ancestral de nossa região que é a cultura Tropeira, um tipo de cultura em pleno declínio, mas que foi um pilar na construção da identidade do povo paulista.
OBJETIVOS

- Promover uma aprendizagem ativa, por meio de atividades significativas, que ultrapasse a memorização e a mera observância;
- Levar o aluno a entrar em contato direto com diversos aspectos da Cultura Tropeira através do estudo de campo na cidade de Silveiras( nascida a partir de um rancho tropeiro);
- Promover a interação com a arquitetura dos ranchos, com a culinária, com o mentor da Fundação Nacional do Tropeiro, Sr. Ocílio Ferraz e com os artesãos que trabalham com temas inseridos dentro do tropeirismo.
METAS

- Aperfeiçoar em nossos educandos a noção da importância do antigo comércio tropeiro como elemento de ligação econômico-cultural na formação das cidades Valeparaibanas, Sul de Minas e parte litorânea do Rio de Janeiro( Paraty).
- Inserir a temática Tropeira dentro do Currículo de História a ser ministrado no 3º Bimestre.
-Motivar os alunos a escrever corretamente devido ao contexto de produção diferenciado e ao claro objetivo de socialização das produções.
- Melhorar o desempenho dos alunos em questões que envolvem a leitura, principalmente, de textos não verbais, pois esta habilidade apresentou um resultado abaixo do esperado na avaliação diagnóstica.
PROCEDIMENTOS

- Pesquisas e aulas expositivas sobre o tropeirismo e a história da fundação das cidades;
- Estudo de campo no trecho histórico utilizado pelos tropeiros ( Cachoeira Paulista- Silveiras) e ao Rancho tropeiro na cidade de Silveiras;
- Conversa educativa com o Sr. Ocílio Ferraz;
- Atividade fotográfica para a realização de uma exposição;
- Confecção de folder ou livreto sobre o projeto.

O projeto está em andamento, e no dia 08 de outubro os alunos puderam conhecer a cidade de Silveiras e executar o estudo de campo complementar às aulas.
O portal e a escultura do tropeiro


O casarão

Rancho tropeiro

Entrada do Sítio do Sr. Ocílio Ferraz

Aprendendo 
Explorando

Sr. Ocílio conversando com os alunos

Detalhes que chamam a atenção

A oca

Dentro da oca

O fogão

Artesanato local

Vida no campo

Panelas de barro

Araras secando

Nenhum comentário:

Postar um comentário