segunda-feira, 21 de outubro de 2013



Parque Estadual Serra do Mar em Cunha- SP

No dia 18 de outubro nossos alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica.
Através do Projeto Lugares de Aprender conversaram com Biólogos, caminharam pela mata e aprofundaram, na prática, os conteúdos aprendidos na escola.




Projeto Tropeirismo

 Tradições e Gastronomia

Professor responsável: Augusto Capucho

PRODESC

O que é?Para que os professores, a equipe escolar e a equipe do núcleo pedagógico possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades de aprendizagem de um determinado conteúdo escolar, criou-se o Programa denominado:“Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental e Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares dos Anos Iniciais, Finais e de Ensino Médio” para dar suporte a essa metodologia de trabalho, operacionalizada sob a forma de projetos. Nesse contexto, o papel do educador/professor torna-se um fator determinante para o sucesso do projeto, uma vez que ele atua como mediador entre o aluno e o conteúdo em estudo, fazendo a gestão do espaço pedagógico.

JUSTIFICATIVAS

O principal motivo para a realização deste projeto foi o de interagir com um tipo de cultura ancestral de nossa região que é a cultura Tropeira, um tipo de cultura em pleno declínio, mas que foi um pilar na construção da identidade do povo paulista.
OBJETIVOS

- Promover uma aprendizagem ativa, por meio de atividades significativas, que ultrapasse a memorização e a mera observância;
- Levar o aluno a entrar em contato direto com diversos aspectos da Cultura Tropeira através do estudo de campo na cidade de Silveiras( nascida a partir de um rancho tropeiro);
- Promover a interação com a arquitetura dos ranchos, com a culinária, com o mentor da Fundação Nacional do Tropeiro, Sr. Ocílio Ferraz e com os artesãos que trabalham com temas inseridos dentro do tropeirismo.
METAS

- Aperfeiçoar em nossos educandos a noção da importância do antigo comércio tropeiro como elemento de ligação econômico-cultural na formação das cidades Valeparaibanas, Sul de Minas e parte litorânea do Rio de Janeiro( Paraty).
- Inserir a temática Tropeira dentro do Currículo de História a ser ministrado no 3º Bimestre.
-Motivar os alunos a escrever corretamente devido ao contexto de produção diferenciado e ao claro objetivo de socialização das produções.
- Melhorar o desempenho dos alunos em questões que envolvem a leitura, principalmente, de textos não verbais, pois esta habilidade apresentou um resultado abaixo do esperado na avaliação diagnóstica.
PROCEDIMENTOS

- Pesquisas e aulas expositivas sobre o tropeirismo e a história da fundação das cidades;
- Estudo de campo no trecho histórico utilizado pelos tropeiros ( Cachoeira Paulista- Silveiras) e ao Rancho tropeiro na cidade de Silveiras;
- Conversa educativa com o Sr. Ocílio Ferraz;
- Atividade fotográfica para a realização de uma exposição;
- Confecção de folder ou livreto sobre o projeto.

O projeto está em andamento, e no dia 08 de outubro os alunos puderam conhecer a cidade de Silveiras e executar o estudo de campo complementar às aulas.
O portal e a escultura do tropeiro


O casarão

Rancho tropeiro

Entrada do Sítio do Sr. Ocílio Ferraz

Aprendendo 
Explorando

Sr. Ocílio conversando com os alunos

Detalhes que chamam a atenção

A oca

Dentro da oca

O fogão

Artesanato local

Vida no campo

Panelas de barro

Araras secando


Este ano, pela primeira vez a EE Maria Izabel Fontoura participou da Olímpíada de História.

"Elaborada pelo Departamento de Historia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.
A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais! Serão 5 fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas."

Equipe 1
Exploradores do Embaú
Os membros
  • Celiny Ferreira
  • Maria Silva
  • Sthephanie Ribeiro

Equipe 2

Garganta do Embaú
Os membros
  • Luana Jaqueline Silva
  • Maria Gabrieli Balbe
  • Taylor Lopes Bittencourt
O professor
  • Antônio Marques

EQUIPE 3

VALDOMIRO SILVEIRAS
Os membros
  • Adrielle Jesus
  • Paulo Ferreira
  • Eliziane Santos
O professor
  • Augusto Capucho


O professor
  • Antônio Marques

Projeto Literário Vidas Secas


Em parceria com as PCNP's de Língua Portuguesa da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, a professora de Língua Portuguesa, Clarice, e a professora da sala de Leitura, Marilisa, desenvolveram o Projeto Vidas Secas, sobre a obra, de mesmo nome, de Graciliano Ramos.
 Foi feita a leitura individual e coletiva da obra.
Dados biográficos do autor foram pesquisados na sala do Acessa.
Em parceria com a professora Raquel, de Arte , foram elaboradas diversas ilustrações.








Nós também participamos e nossos alunos receberam seus certificados!!!!

Série:
Nível:
Ana Carolina Constantino Sabino
3
Bruno Jose de Souza

3
Hermany Vieira Oliveira

3
Leandro Roberto Amorim Pereira

3
Leonardo Luiz Sabino Leodoro
3
Maria Vitoria da Silva Vicente
3
Nicoly Cristine Aparecida da Silva
3
Sabrina Kellen da Silva Rodrigues
3
Vitor de Toledo Pimentel

3
Adrielle Alves Menezes de Jesus

4
Andreza de Lurdes de Freitas Inocencio
4
Chrystian Richard de Souza
4
Katia Toledo Prado

4
Maria Clara Rezende

4
Tatiane de Toledo

4
Thainara Francisca Rodrigues da Silva
4
Vitoria Yuri Ribeiro Higo

4
Winnie Kaoma Ribeiro Marcelo

4
Yara Cristina Rodrigues da Silva Ferreira
4

Parabéns aos professores de Geografia de nossa escola, Jorge, Rodrigo e Paulo, sempre tão empenhados nesta participação!!!!
















Parabéns aos nossos alunos classificados para a 2ª fase!!!!
Classificados - Nível 1 (6 alunos)


Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
1
ALBERTO SABINO DA SILVA
Sala-01
2
BIANCA APARECIDA REIS SILVA
Sala-01
3
BRUNO JOSE DE SOUZA
Sala-01
4
GABRIEL COUTINHO NOGUEIRA LEGORIO
Sala-01
5
LEANDRO ROBERTO AMORIM PEREIRA
Sala-01
6
ROSIANE DE PAULA BARROS
Sala-01

Classificados - Nível 2 (7 alunos)

Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
1
GABRIELA DAS GRACAS DE SOUZA JOFFRE
Sala-01
2
MAYCON DOUGLAS SILVA MACEDO
Sala-01
3
MONIQUE MARIA DE FATIMA OLIVEIRA
Sala-01
4
MONIQUE PINHEIRO DA SILVA
Sala-01
5
RICKY WESLEY FERREIRA DE MAGALHAES
Sala-01
6
STEPHANIE CAROLINA OLIVEIRA RIBEIRO
Sala-01
7
VITOR DE TOLEDO PIMENTEL
Sala-01
Classificados - Nível 3 (5 alunos)

Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
1
DOUGLAS JOSE DA SILVA SANTANA
Sala-01
2
JANAINA MARQUES NOGUEIRA
Sala-01
3
LUCAS RIBEIRO DE LIMA
Sala-01
4
MARIANA DA CONCEICAO BRUNO PAIVA
Sala-01
5
YARA CRYSTINA R DA SILVA FERREIRA
Sala-01